Shantala é uma massagem indiana para bebês, que tem diversos benefícios.
Breve História
Por volta de 1975 o renomado médico obstetra francês Frederick Leboyer em uma viagem pela Índia ficou impressionado com uma mãe massageando seu bebê. O nome dessa mulher era Shantala. Com ela, ele aprendeu que, na Índia, massagem em bebês é uma técnica milenar transmitida de mães para filhas, como uma tradição. Aprendeu essa sequência e estudou-a mais cientificamente. Batizou a técnica em homenagem a pessoa com quem a aprendeu, Shantala. Trouxe para o ocidente e difundiu. No Brasil, foi introduzida pela doula Fadynha (Maria de Lourdes da Silva Teixeira).
Os benefícios
– Reforço do vínculo afetivo com quem faz a massagem (mãe/pai/avós …)
– Aumenta a produção de endorfinas (hormônios do prazer)
– Reforço do sistema imunológico
– Ajuda a regular o sono
– Prevenção e alívio de cólicas e prisão de ventre
– Acelera o metabolismo
– Aumenta a capacidade respiratória
– Estímulo ao desenvolvimento psicomotor
– Estimula a tranquilidade do bebê, segurança e autoestima
– Auxilia a melhor atividade do sistema circulatório
– Equilíbrio energético
Recomendações
– Quem pode fazer a massagem: já que um dos objetivos principais é da shantala é melhorar o vínculo afetivo entre a criança e seus pais, o ideal é que a massagem seja feita por um dos pais ou cuidador do bebê, desde que a pessoa tenha um vínculo afetivo com a criança.
– É importante que a pessoa que vai aplicar a massagem esteja tranquila/relaxada para passar isso para o bebê.
– Idade: a idade para iniciar a shantala é por volta de um mês de idade. Isso porque antes desse período a criança está dormindo a maior parte do tempo, além de ser um momento de adaptação.
– É interessante que se use um óleo 100% vegetal, pois ele é melhor absorvido pela pele, aquece o bebê, além de deslizar mais facilmente, diferente de um creme hidratante que pode resfriar o bebê (lembra da sensação passando um creme após o banho?) e não desliza tão bem, e pode até causar alergias.
Vale muito a pena aprender essa massagem para aumentar seu vínculo com seu bebê, além de poder proporcionar diversos benefícios para ele.
Busque um profissional habilitado para te ensinar a massagem!
“Tia coruja de 4 meninos lindos nascidos de partos humanizados, Enfermeira Obstetra, Doula, apaixonada por trabalhar com mulheres e bebês e estudiosa da área, com o propósito de melhorar a experiência de mulheres e suas famílias no ciclo gravidez-parto-puerpério.”
Deixe um comentário nesta página
Quer juntar-se a discussão?Sinta-se livre para contribuir!