Olá, tudo bem? Eu sou a Luiza, mãe do Bento e, como todas as mães de primeira viagem, tive que aprender muita coisa na prática e perguntando aos profissionais que nos apoiaram em todo o processo de gestação e primeiros meses de vida do nosso recém-nascido.

 

Como uma boa capricorniana, eu sou uma pessoa muito racional e gosto de praticidade em tudo que faço, porém sabemos que maternidade está bem longe de tudo isso. Uma das coisas que foram mais desafiadoras nos primeiros meses do Bento foi aprender a lidar com os choros. E olha que recém-nascido chora… rs

 

Comecei a pesquisar em alguns vídeos, canais no YouTube e páginas do instagram algum check-list que me ajudasse na hora, pois por ser um momento conturbado, às vezes nos esquecemos de checar coisas básicas e ficamos angustiados para garantir que tudo esteja ok e nossos pequenos estejam tranquilos ❤️

 

Por isso, decidi compartilhar com outras mamães quais foram as situações que identificamos que fazem com que o Bento chore para que você possa ajudar o seu bebê o mais rápido o possível. 

 

Fome:

Se a mamada já foi há um tempo (depende do tempo de vida do

Bebê, mas no começo geralmente é de 3h em 3h e depois pode reduzir para compensar o tempo que o bebe dorme a noite) ou se a última mamada não foi efetiva (o bebe dormiu e não mamou o que tinha que mamar, foi interrompido por alguma outra coisa), o choro dele pode ser por fome! Geralmente o choro de fome é mais pro “nhé” e tem uma explicação fisiológica pra isso 🙂

 

Uma dica para uma mamada efetiva é o uso do “suspeitorio” ou tipoia para seios, que ajuda a sustentação das mamas e o bebê não se cansa rápido caso você tenha seios avantajados.

 

Sono: 

Às vezes o bebê está com sono, mas não consegue dormir sozinho então ele precisa de um empurrãozinho. O choro do Bento é bem mais manhoso nesse caso é quando ele não consegue dormir sozinho fazemos ele ninar no colo e às vezes usamos bola de pilates para simular o movimento que ele tinha no útero. 

 

Fralda 

A fralda está cheia de xixi ou tem coco? 

Por via das dúvidas, troque caso você já tenha trocado há um tempinho. 

 

Carência emocional 

Nos 3 primeiros meses o bebê sente uma carência emocional e nessas horas um colinho é o que o seu bebê mais precisa ❤️

 

Nesse caso, dar o peito ou chupeta (caso vocês tenham decidido dar), pode ajudar também!

 

Cólica

Se o choro estiver mais pro “nha” e ele estiver mexendo as perninhas alternadamente, muito provavelmente é cólica. Lembrando que as cólicas começam geralmente depois do 15o dia e diminuem significativamente até o terceiro mês. Usamos muito o Colic Calm (pode ser usado no máximo 3x em um intervalo de 24h, de preferência de 8h em 8h, porém, se estiver em crise, pode ser usado de 1h em 1h respeitando o limite de 3x em 24h) e funcionou super com o Bento!

 

Caso não funcione para o seu bebê, veja com a pediatra dele outra solução! 

 

Além disso, a bolsinha térmica de sementes também ajudou bastante e o colids (probiótico – 5 gotas por dia), também ajudou bastante!

 

Gases 

Aqui em casa o colic calm sempre resolveu esse problema também, mas pode ser que seu bebê tenha muitos gases e você precise dar luftal. Nossa pediatra pediu para usarmos apenas em último caso e no fim nunca precisamos usar.

 

Bumbum assado 

Fique atento sempre ao bumbum do seu bebê! Caso ele faça coco, tente trocar rápido a fralda pois isso é o calor são as coisas que mais fazem assar. 

 

Existem pomadas preventivas para ajudar a evitar a assadura, como a Weleda que usamos aqui em casa. Caso já esteja assado, a indicada pela nossa pediatra é a Desintin (para limpar o ideal é usar soro fisiológico ou lavar na pia, pois ela é bem grossa).

 

Se possível lavar o bumbum ao trocar as fraldas, isso pode ajudar bastante também!

 

Picada 

Recentemente o Bento teve duas crises de choro e, nas duas vezes apareceu uma marca de picada no rostinho dele no dia seguinte então deduzimos que foi isso que o fez chorar. Então, para prevenir, use sempre mosquiteiro no carrinho e bercinho! Caso ele tenha mais de 3 meses, poderá usar o repelente Exposis para bebê. E caso seja picado, nossa pediatra recomendou Nebacetin (perguntei sobre Topison, porém ela desaconselhou pelo fato de ter corticoide). 

 

Frio/calor 

Segundo a nossa pediatra a temperatura ideal para que bebe dormir é de 21 graus! Então entenda como está a temperatura no local onde vocês estão para adequar a roupinha pra ele ficar confortável 🙏🏻

 

Dor de ouvido

O Bento ainda não teve dor de ouvido, mas dizem que um dos principais sintomas é a febre e o ideal é levar ao hospital mesmo. Pessoas experientes me recomendaram a ver se ele fica mexendo muito a cabecinha de um lado pro outro e se chora mais a hora que tocamos um dos ouvidos… caso positivo, pode ser que ele realmente esteja com dor de ouvido. 

Colocar uma fraldinha ou a bolsinha térmica no ouvidinho pode ajudar também. 

 

Stress

Os bebês precisam tirar sonecas efetivas para ficarem bem e, caso não tirem, podem ficar bastante estressados! Então tente fazer com que ele durma bem durante o dia e que tenha uma rotininha a noite para dormir 🙏🏻

 

Nariz entupido

Principalmente nos períodos mais secos o nariz dos babies podem ficar congestionados causando irritação, dificuldade para dormir e para mamar, impedindo mamadas efetivas e fazendo com que o bebê mame com maior frequência! Por isso aqui sempre espirramos neosoro (infantil de jato contínuo) e depois sugamos com o sugador manual da Chicco! No início fazíamos isso antes de cada mamada e agora fazemos 1-2x por dia (manhã e noite. (Obs: eu comprei o sugador elétrico que é bem caro e nao funcionou bem, então recomendo usar o manual antes mesmo pq é mais barato e funciona bem).

 

Espero que essas dicas possam ajudar vocês ❤️

Ah! Lembrando que todos os remédios e pomadas que comentei aqui foram recomendações da pediatra do Bento e minha sugestão é sempre validar com a pediatra do seu bebê o que é mais indicado pra ele em cada caso.

0 Comentários

Deixe um comentário nesta página

Quer juntar-se a discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *